top of page

Anais de Eventos

ENTAC 2020

O Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ENTAC) é uma realização bienal da ANTAC tendo como objetivo disseminar e discutir a produção científica, bem como debater políticas e problemas relacionados ao Ambiente Construído. Atualmente é considerado o mais importante evento técnico-científico brasileiro na área da Tecnologia do Ambiente Construído, com a participação da comunidade acadêmica e de representantes de instituições e empresas públicas e privadas.


Em momentos tão diferentes, de isolamento social e precauções sanitárias, o ENTAC2020 ocorreu 100% online, com utilização de recursos de videoconferência e ‘streaming’. Logo na abertura do evento no dia 4 de novembro de 2020 às 9 horas aconteceu uma Mesa Redonda com convidados importantes para uma discussão sobre o “Futuro da Habitação no Brasil” à luz dos desafios globais, das tecnologias e das mudanças aceleradas em nossa sociedade nestes tempos digitais, a temática central do encontro. Durante todo o evento foram tratadas questões relacionadas a políticas e ações para pesquisa, desenvolvimento e inovação voltadas ao ambiente construído. As apresentações dos convidados e dos apresentadores dos mais de 400 trabalhos aceitos e publicados nos anais certamente deixam uma boa dose de inspiração para inovação e a promoção de interesse e motivação para os temas abordados.

6º ENARC - 2019

O 6° Encontro Nacional sobre Aproveitamento de Resíduos na Construção (ENARC 2019) é um evento organizado pela Faculdade de Engenharia Civil da Universidade Federal do Pará (UFPA). O evento é promovido pelo GT Resíduos, da ANTAC, e dá continuidade à série iniciada na UEFS (Feira de Santana - 2009), com sequência na UFAL (Maceió - 2011), na UNISINOS (São Leopoldo - 2013), na Poli-USP (São Paulo - 2015) e na UFC (Fortaleza - 2017). 


O evento foi realizado em Belém/PA, nos dias 30 e 31 de outubro, no Campus Universitário Profissional da Universidade Federal do Pará.

XV ENCAC - XI ELACAC

O Encontro Nacional de Conforto no Ambiente Construído e o Encontro Latino-Americano de Conforto no Ambiente Construído (ENCAC - ELACAC) é  um fórum de discussão para promover a consciência e a responsabilidade ecológica e ambiental no desenho urbano e na arquitetura. Objetiva contribuir na disseminação, no desenvolvimento, na documentação e na difusão dos princípios da arquitetura bioclimática e da aplicação de estratégias passivas e inovadoras de aquecimento, resfriamento, tratamento acústico e iluminação no ambiente construído. O XV ENCAC - XI ELACAC aconteceu em João Pessoa PB no período de 18 A 21 de setembro de 2019 e teve como eixo temático: Mudanças Climáticas, Concentração Urbana e Novas tecnologias.

ENTAC 2018

O ENTAC2018 - XVII Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído tem como tema central os Desafios da Inovação no Ambiente Construído. O ENTAC é o encontro bienal da ANTAC, que é considerado o mais importante evento técnico-científico brasileiro na área da Tecnologia do Ambiente Construído. Esse é um evento destinado, principalmente, a docentes, pesquisadores, alunos de pós-graduação e graduação. Todavia, em todas as suas edições observa-se a predominância do caráter propositivo dos trabalhos apresentados e dos debates desenvolvidos, com enfoque nos problemas contemporâneos da sociedade brasileira, atingindo, desta forma, também aos construtores, projetistas, consultores, técnicos de órgãos públicos e outros profissionais atuantes nos setores de construção civil, infraestrutura urbana, habitação e correlatos.

 

Veja mais informações sobre o ENTAC2018 acessando os seus anais.

(OBS.: Arquivo em formato pdf, com um tamanho de cerca de 220MB. Por isso, seu navegador pode não conseguir gerar preview ou scannear o arquivo. Assim, deve-se realizar o download para ter acesso ao documento completo).

ENTAC 2000 a 2016

O evento visa disseminar e discutir a produção científica na área da Tecnologia do Ambiente Construído, bem como debater políticas e problemas relacionados a este tema, com a participação da comunidade acadêmica e de representantes de instituições e empresas públicas e privadas. O evento é destinado tanto a docentes, pesquisadores, alunos de pós-graduação e graduação, como também construtores, projetistas, consultores, técnicos de órgãos públicos e outros profissionais atuantes nas áreas de construção civil, arquitetura, habitação e outros temas correlatos.

 

Informações sobre o evento realizado em 2016 e todos os artigos. Acesso aos artigos dos ENTACs anteriores.

SIBRAGEC ELAGEC

O Simpósio Brasileiro de Gestão e Economia da Construção (SIBRAGEC) e o Encuentro Latinoamericano de Gestión y Economía de la Construcción (ELAGEC) são os principais fóruns acadêmicos de integração e intercâmbio do conhecimento acadêmico com o setor produtivo na área de Gestão e Economia da Construção no Brasil e na Ibero América, respectivamente. Esta 9ª Edição do SIBRAGEC e 6ª edição do ELAGEC retoma a edição conjunta dos eventos, ocorrida inicialmente em 2005, e tem como tema central “Novos modelos e abordagens para gestão das construções em países Ibero-americanos”, a partir do qual se pretende discutir o cenário atual de desenvolvimento gerencial e tecnológico da Construção Civil frente aos desafios futuros.

 

Obtenha informações sobre o evento e os anais.

bottom of page