GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO

Please reload

Apresentação

 

Este Grupo de Trabalho (GT), anteriormente denominado GT Gestão da Qualidade e Organização do Trabalho, tem como objetivo principal promover a cooperação entre pesquisadores e profissionais interessados nos temas ligados a Gestão e Economia da Construção.

 

O principal encontro do grupo ocorre no Simpósio Brasileiro de Gestão e Economia da Construção - SIBRAGEC, anteriormente denominado Simpósio Brasileiro de Gestão da Qualidade e Organização do Trabalho no Ambiente Construído - SIBRAGEQ.  A Figura 1 apresenta o marco inicial em 1994 e os nomes dos docentes/pesquisadores que passaram ou passam pela coordenação do GT.

 

Figura 1: Linha do tempo da coordenação do GT de Gestão e Economia da Construção

Fonte: Melo (2020)

 

Assim, faz-se um breve resgate da história do GT, cuja ideia nasceu de pesquisadores e docentes apaixonados por gestão e economia da construção, que começaram a discutir de forma desarticulada sobre gestão e a publicar também nos poucos eventos científicos da área que tinham no Brasil no início da década de 1980.

 

A elaboração deste texto se deu a partir de diálogos com o Prof. Luiz Fernando M. Heineck, registros de ex-coordenadores do GT e da colaboração da Profa. Sheyla Baptista Serra, que escreveu a história do GT no IX SIBRAGEC e VI ELAGEC/2015.

 

Nesse resgate histórico, entende-se que a primeira reunião do GT aconteceu em São Paulo em 1994, junto com o Seminário Estratégias para Modernização na Construção Civil: Qualidade na Cadeia Produtiva, organizado pela Universidade de São Paulo (USP) e apoiado conjuntamente pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e ANTAC.

 

Desde 1986, os pesquisadores da área de gestão da construção, participavam de edições do Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP). A participação em massa vai até o ENEGEP de 1997, que ocorreu em Gramado/RS, quando o grupo começa a se fortalecer e a participar mais ativamente do principal evento da ANTAC, o Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ENTAC).

 

Segundo o Prof. Heineck, o primeiro congresso brasileiro com artigos de gerenciamento ocorre na Bahia. Neste congresso não teve um compêndio dos artigos na forma de Anais, apenas artigos dispersos encadernados individualmente.  Em 1981, ocorre o Simpósio Latino-Americano Racionalização da Construção e sua Aplicação às Habitações de Interesse Social (Figura 2), em São Paulo, com artigos das primeiras turmas de gerenciamento iniciadas no NORIE (Núcleo Orientado para a Inovação da Edificação).

 

Figura 2: Anais do Simpósio Latino-Americano Racionalização da Construção e sua Aplicação às Habitações de Interesse Social (USP, 1981)

Fonte: acervo do prof. Heineck (2020)

 

Antes desse período, as produções eram dispersas, seja nos ENEGEPs ou nos ENTACs de 1993 e 1995, com a publicação de poucos trabalhos e de forma não organizada, conforme já mencionado.

O cenário começou a mudar, quando, em 1997, o grupo teve intensa participação no Congresso Técnico Científico da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que possuía 6 volumes, registados na foto sendo encadernados dois a dois (Figura 3). Destaca-se também, o evento Tendências Relativas à Gestão da Qualidade na Construção de Edifícios, que foi organizado pela USP em 1997 (Figura 4). Já na edição de 1998 do ENTAC, a participação do grupo foi expressiva, ao ponto de se ter um volume completo dedicado à área de gerenciamento da construção (Figura 5).

 

Figura 3: Anais do Congresso Técnico-Científico de Engenharia Civil (UFSC, 1997)

Fonte: Acervo Heineck (2020)

 

Figura 4: Anais de Tendências Relativas à Gestão da Qualidade na Construção de Edifícios (USP, 1997)

Fonte: Acervo Heineck (2020)

 

Figura 5: Anais do ENTAC 1998, volume II, partes 1 e 2 (UFSC, 1998)

Fonte: Acervo Heineck (2020)

 

A partir de 1999, ocorre a primeira edição do SIBRAGEC, ainda com o nome SIBRAGEQ, conforme comentado no início desse texto. O evento permaneceu com o nome SIBRAGEQ nas suas duas primeiras edições, 1999 e 2001. É um evento bianual, que ocorre nos anos ímpares, ao intercalar as edições do ENTAC. A partir de então o SIBRAGEC passa a ser o principal evento nacional na área de Gestão e Economia da Construção e as publicações concentram-se nesse evento, mas perpassam as novas edições dos eventos já citados como ENTAC (principalmente) e ENEGEP, por exemplo.

 

As edições do SIBRAGEC são dirigidas tanto a professores, pesquisadores e alunos de pós-graduação e graduação, como também construtores, projetistas, consultores, técnicos de órgãos públicos e outros profissionais da indústria de Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação (AECO).

 

Nas edições de 2005 (Porto Alegre/RS), 2015 (São Carlos/SP), 2019 (Londrina/PR), o SIBRAGEC ocorreu em associação com sua versão ibero-americana, o Encuentro Latinoamericano de Gestión y Economía de la Construcción (ELAGEC). Desses eventos conjuntos participaram pesquisadores e consultores da América Latina, México, Portugal e Espanha.

 

Ainda em 2005, em Porto Alegre/RS, iniciou-se a prática de premiação dos melhores trabalhos, por temas abordados nos eventos, que ficou formalizado ao longo da história do GT com entrega de certificados.

 

Em 2011, realizado em Belém/PA, o VII SIBRAGEC contou ainda com uma exposição do setor empresarial paralela ao SIBRAGEC. Essa ação foi precursora da iniciativa que ocorreu em Salvador/BA no ano de 2013. O primeiro dia do VIII SIBRAGEC teve como objetivo específico promover a integração da academia com a indústria. Essa integração chamada de “Dia da Indústria” passou a ser atividade regular nos demais encontros do GT.

 

Ainda no VIII SIBRAGEC, começou-se uma articulação com a Revista Ambiente Construído, com chamada de artigos para Edição Especial em Gestão e Economia da Construção da Revista Ambiente Construído. A partir de então, as edições do SIBRAGEC contam com a apresentação de artigos aprovados em chamada especial da Revista Ambiente Construído.

 

A partir do IX SIBRAGEC realizado em São Carlos/SP, teve início a Summer School, atividade homônima que ocorre anualmente nas conferências do International Group for Lean Construction (IGLC). A Summer School tem como objetivo oferecer a oportunidade aos alunos de mestrado e doutorado na área de Gestão e Economia das Construções do Brasil de apresentarem os seus projetos e resultados parciais de seus trabalhos em sessões especificas, com a participação de um Painel de Pesquisadores Seniores que busca contribuir para o desenvolvimento da pesquisa dos alunos.

Endereço

Av. Osvaldo Aranha, 99/3º andar - Centro - Porto Alegre-RS

 

Telefone

+55 51 3308 4084

  • facebook-square

© 2015-2019 por Associação Nacional de Tecnologia no Ambiente Construído