TECNOLOGIA DE SISTEMAS E PROCESSOS CONSTRUTIVOS

Please reload

Apresentação

 

OBJETIVOS

 

O grupo de trabalho em Tecnologias de Sistemas e Processos Construtivos para o ambiente construído terá como objetivos gerais estabelecer diretrizes, coordenar e acompanhar resultados de pesquisas científicas e tecnológicas voltadas ao desenvolvimento e aprimoramentos  de sistemas e processos construtivos, sejam convencionais ou inovadores, do ponto de vista de desempenho técnico (comportamento em uso), da eficiência e qualidade da produção e também da relação entre as características dos materiais e componentes que afetam o desempenho dos sistemas e processos que integram.

 

É ainda meta do GT servir de fórum permanente para discussão de atualização e consolidação dos currículos do campo disciplinar que lida com os sistemas e os processos construtivos dos cursos de Engenharia e Arquitetura. 

 

O GT também contribuirá propondo e discutindo textos normativos visando o desenvolvimento da normalização brasileira, podendo atuar em diversos Comitês Brasileiros como, por exemplo, o ABNT CB-02 - Comitê Brasileiro da Construção Civil (COBRACON) e do ABNT CB-18 - Comitê Brasileiro de Cimento, Concreto e Agregados, dentre outros.  O grupo também pretende propor a criação de um comitê interno para apoiar a participação do SiNAT – Sistema Nacional de Avaliação Técnica de produtos inovadores e convencionais, no âmbito do PBQP-H, Ministério das Cidades. O grupo pode ainda ser um indutor da integração entre a academia, iniciativa privada, entidades setoriais e órgãos públicos.

 

CONSOLIDAÇÃO

 

Para consolidação do GT espera-se, como primeira ação a proposição do 1º. Seminário ou workshop  de Tecnologia e Inovação na Construção Civil visando à reunião dos pesquisadores que desenvolvam temas correlatos para a constituição de um documento que contemple as prioridades de pesquisas na área, o qual poderá subsidiar pesquisas futuras. Pretende-se que tal evento ocorra no segundo semestre (setembro ou outubro) de 2017.