top of page

GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO

Please reload

Eventos
 

Um breve histórico dos temas tratados nas edições do evento:

- Do conhecimento à ação: práticas avançadas de gestão da produção (XI SIGRAGEC e VII ELAGEC) – Londrina (2019)

- Ambiente construído conectado: informação, comunicação, colaboração e gestão (I SBTIC e X SIBRAGEC) – Fortaleza (2017)

- Novos modelos e abordagens para gestão das construções em países Ibero-americanos (IX SIBRAGEC e VI ELAGEC) – São Carlos (2015)

- Inovação e Sustentabilidade na Gestão da Construção (VIII SIBRAGEC) – Salvador (2013)

- Desafios da Gestão de Grandes Projetos na Construção Civil (VII SIBRAGEC) – Belém (2011)

- Desafio das Novas Competências Organizacionais e Profissionais na Construção Civil (VI SIBRAGEC) – João Pessoa (2009)

- Criação de Valor na Construção Civil: Teoria e Prática (V SIBRAGEC) – Campinas (2007)

- Construção na América Latina: inclusão e Modernização (IV SIBRAGEC) – Porto Alegre (2005)

- Modernização da Construção: Gestão e Integração de Micros e pequenas Empresas (III SIBRAGEC) – São Carlos (2003)

- Competitividade das Empresas de Construção (II SIBRAGEC) – Fortaleza (2001)

- A competitividade da construção civil no novo milênio (I SIBRAGEQ) - Recife (1999)

 

Descrição, equipe e locais dos Eventos[A1] 

 

XI SIBRAGEC e VII ELAGEC 2019 – Londrina/PR 2019

 

O 11º Simpósio Brasileiro de Gestão e Economia da Construção - Inovação e (SIBRAGEC 2019) e 7º Encuentro Latinoamericano de Gestión y Economía de la Construcción (ELAGEC 2019), ocorreram em Londrina, Paraná, no período de 6 a 10 de novembro de 2017, com o tema central “Integração do conhecimento e da ação para o desenvolvimento gerencial do setor da Construção Civil”. Os eventos foram organizados pela Programas de Pós-Graduação da UEL (Arquitetura e Urbanismo (associado UEL/UEM) e Engenharia Civil), UFRGS (Engenharia Civil/Construção e Infraestrutura) e IMED (Engenharia Civil), (https://www.sibragecelagec2019.com.br/), no período de 23 a 25 de outubro de 2019.

O evento conjunto teve como objetivo promover uma ampla discussão sobre os mecanismos de difusão e integração do conhecimento científico existente; as estratégias empreendidas tanto pelo meio acadêmico, quanto pelo setor produtivo para promover esta integração; as oportunidades e barreiras para a transferência do conhecimento científico e de novas tecnologias gerenciais desenvolvidas no ambiente acadêmico para ação e o desenvolvimento do setor da Construção Civil.

A programação do evento, assim como no SIBRAGEC 2017, contou com a participação de conferencistas estrangeiros e representantes do setor e de órgãos do governo envolvidos com políticas públicas para o desenvolvimento científico e econômico da indústria. O evento teve o formato de workshops, dia da indústria, sessões técnicas no formato de apresentação oral ou sessões de posters e summer school.

 

Comissão organizadora do evento:

  • Profa. Ercilia Hitomi Hirota – UEL (coordenadora do evento)

  • Prof. Carlos Torres Formoso – UFRGS (coordenador adjunto)

  • Rosana Dal Molin Inghes – ANTAC

  • Profa. Milena Kanashiro

  • Prof. Altibano Ortenzi

  • Arthur Lucena (mestrando)

  • Wanessa Fazinga (doutoranda)

  • Larissa Casaril da Fontoura (mestranda) 

  • Luis Fernando Casarim Junior (graduando)

  • Lucia Yoko Watanabe (graduanda)

  • Leticia Cabrera (mestranda)

  • Jeniffer Aparecida Lopes Oliana

  • Vitor Secco

  • Ana Luiza Favarão Leão (doutoranda)

  • Marjeorie Cristina Acuña Coloma (graduanda)

  • José Fernando Paiva de Mello (mestrando)

 

Comissão científica:

  • Profa. Elvira Lantelme (IMED) (coordenadora geral)

  • Profa. Fernanda Aranha Saffaro (UEL)

  • Profa. María Dolores Martínez Aires (Universidad de Granada) - Espanha

 

 
SIBRAGECTIC 2017 – Fortaleza/CE 2017 (X SIBRAGEC e I TIC)

 

O 10º Simpósio Brasileiro de Gestão e Economia da Construção - Inovação e (SIBRAGEC 2017) e 1º Simpósio Brasileiro de Tecnologia de Informação e Comunicação (SBTIC 2017), ocorreram em Fortaleza, Ceará, no período de 6 a 10 de novembro de 2017 (http://www.sibragectic2017.ufc.br/). O evento conjunto teve como objetivo a aglutinação dos esforços de todos que atuam nestas áreas do conhecimento, para contribuir com o desenvolvimento do país.

Esta edição conjunta do SIBRAGEC e SBTIC foi organizada pelos Departamento de Engenharia Estrutural e Construção Civil e de Arquitetura e Urbanismo e pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil: Estruturas e Construção Civil da Universidade Federal do Ceará (UFC), tem como tema central: “Ambiente Construído Conectado: informação, comunicação, colaboração e gestão”. Desta forma, o evento contou com a participação de dois GTs, o Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) e o de Gestão e Economia da Construção (Gestão).

A programação do evento contou com a participação de conferencistas estrangeiros e representantes do setor e de órgãos do governo envolvidos com políticas públicas para o desenvolvimento científico e econômico da indústria. O evento teve o formato de workshops, dia da indústria, sessões técnicas no formato de apresentação oral ou sessões de posters e summer school.

 

Comissão organizadora do evento:

  • Prof. José de Paula Barros Neto (UFC) (coordenador geral)

  • Prof. Daniel Cardoso (UFC)

  • Profa. Mariana M. Xavier de Lima (UFC)

 

Comissão científica:

Gestão e Economia da Construção

  • Elvira Lantelme (IMED) (coordenadora geral)

  • Fernanda Aranha Saffaro (UEL)

 

Tecnologia de Informação e Comunicação na Construção

  • Sérgio Scheer (UFPR) (coordenador geral)

  • Eduardo Toledo Santos (USP)

 

  • Profa. Dayana Bastos Costa (UFBA)

  • Profa. Fernanda Aranha Saffaro (UEL)

  • Prof. Salvador Garcia Rodriguez (ITM) - México

  • Profa. Ercília Hitomi Hirota (UEL)

 

 

IX SIBRAGEC – São Carlos/SP 2015

 

O 9º Simpósio Brasileiro de Gestão e Economia da Construção - Inovação e Sustentabilidade (SIBRAGEC 2015) e o 6º Encontro Latino Americano de Gestão e Economia da Construção (ELAGEC 2015) ocorreram em São Carlos, São Paulo, organizado pelos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Civil, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Universidade de São Paulo (USP), com tema central “Novos modelos e abordagens para gestão das construções em países Ibero-americanos” (http://www.sibraelagec.ufscar.br/), no período de 7 a 9 de outubro de 2015. Teve como objetivos promover a cooperação entre pesquisadores e disseminar os avanços técnico-científicos nessa temática.

A programação do evento contou com a participação de conferencistas estrangeiros e representantes do setor e de órgãos do governo envolvidos com políticas públicas para o desenvolvimento científico e econômico da indústria, com sessões técnicas no formato de apresentação oral ou sessões de posters. O evento contou ainda com dois minicursos, envolvendo as temáticas nacionais e internacionais.

 

Comissão organizadora do evento:

 

Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Profa. Sheyla Mara Baptista Serra (coordenadora geral)

Prof.  Almir Sales

Prof. Douglas Barreto

Profa.  Fernanda Giannotti da Silva Ferreira

Prof. José Carlos Paliari

Prof. José da Costa Marques Neto

Prof. Itamar Aparecido Lorenzon

Doutorandas do PPGECiv:

Ma. Juliana Petermann Moretti

Ma. Ludimilla de Oliveira Zeule

 

Universidade de São Paulo (USP)

Prof. Márcio Minto Fabrício

Profa.  Kelen Almeida Dornelles

 

Comissão científica:

  • Profa. Dayana Bastos Costa (UFBA) (coordenadora geral)

  • Profa. Fernanda Aranha Saffaro (UEL)

  • Prof. Salvador Garcia Rodriguez (ITM) - México

  • Profa. Ercília Hitomi Hirota (UEL)

 

 

VIII SIBRAGEC – Salvador/BA 2013

 

O VIII SIBRAGEC, organizado pelo Departamento de Construção e Estruturas e Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental Urbana. da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador, Bahia, teve como tema central “Inovação e Sustentabilidade na Construção Civil”, no período de 18 a 20 de novembro de 2013, a partir do qual se discutiu o cenário atual de desenvolvimento gerencial e tecnológico da Construção Civil frente aos desafios do cenário futuro.

A programação do evento contou com dia dedicado à indústria, com a participação de conferencistas estrangeiros e representantes do setor e de órgãos do governo envolvidos com políticas públicas para o desenvolvimento científico e econômico da indústria, objetivando debater gargalos e oportunidades para o desenvolvimento sustentável do setor.

Para a discussão da produção científica em Gestão e Economia da Construção, as sessões técnicas foram divididas em artigos aceitos pela edição especial da Revista Ambiente Construído com o tema Gestão e Economia da Construção e artigos aceitos pelo comitê científico para apresentação oral ou sessões de posters.

 

Comissão organização do evento:

  • Profa. Dayana Bastos Costa (UFBA) (coordenadora geral)

 

Comissão científica:

  • Profa. Ercília Hitomi Hirota (UEL) (coordenadora geral)

  • Profa. Dayana Bastos Costa (UFBA)

 

 

VII SIBRAGEC – Belém/PA  2011

 

O VII SIBRAGEC ocorreu em Belém, Pará, no período de 16 a 18 de novembro de 2011, sendo organizado pela Faculdade de Engenharia Civil da Universidade Federal do Pará (UFPA) e do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará (IFPA), com o tema central “Desafios da gestão de grandes projetos na construção civil” (http://www.itarget.com.br/newclients/sibragec.com.br/2011/). O objetivo do evento foi promover a integração entre o desenvolvimento científico e o setor produtivo da Construção Civil.

 

O evento foi formado de painéis de discussão, reunindo representantes do setor empresarial e do governo federal, além de workshops e sessões técnicas. Contou ainda com uma exposição do setor empresarial paralela ao SIBRAGEC, onde foram apresentadas soluções ao setor produtivo da Construção Civil.

 

Coordenadora da organização do evento:

  • Prof. Renato Neves (UFPA) (coordenador geral)

  • Prof. Luis Mauricio Furtado Maués (UFPA) (secretário)

  • Profa. Maria Emília de Lima Tostes (UFPA)

  • Prof. Alcebíades Negrão Macedo (UFPA)

  • Prof. Manoel Diniz Peres (UFPA)

  • Rosana Dal Molin (ANTAC)

 

Coordenadoras científica:

  • Prof. Ariovaldo Denis Granja (Unicamp) (coordenador geral)

  • Profa. Ercilia Hitomi Hirota (UEL)

 

 

VI SIBRAGEC – João Pessoa/PB 2009

 

O VI SIBRAGEC, foi organizado pelas instituições Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) e pelo Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e ocorreu em João Pessoa, Paraíba, no período de 21 a 23 de outubro de 2009. O tema central foi “O desafio das novas competências organizacionais e profissionais na Construção Civil”.

O objetivo do evento foi discutir como deve ser o funcionamento sistemático da administração moderna em relação à estratégia de Gestão de Pessoas, considerando o desafio das novas competências organizacionais e profissionais na Construção Civil.

A programação do evento contou com painéis com empresários, profissionais e pesquisadores nacionais, com a participação de conferencistas estrangeiros e representantes do setor para o desenvolvimento científico e econômico da indústria, além das sessões técnicas, objetivando discutir as principais tendências e estratégias de sucesso utilizadas para buscar a compreensão sistêmica da administração de pessoas, extrapolando para a Construção Civil e para o canteiro de obras.

 

Comissão organização do evento:

  • Profa. Nelma Mirian Chagas de Araújo (IFPB) (coordenadora geral)

  • Profa. Alexsandra Rocha Meira (IFPB)

  • Profa. Débora de Gois Santos (UFS)

  • Prof. Gibson Rocha Meira (IFPB)

 

Comissão científica:

  • Profa. Sheyla Mara Baptista Serra (UFSCar) (coordenadora geral)

  • Carla Barroso de Oliveira – UFSCar (Apoio)

 

 

V SIBRAGEC – Campinas/SP 2007

 

O V SIBRAGEC foi organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e ocorreu em Campinas, São Paulo, no período de 29 a 31 de outubro de 2007. O tema central do evento foi “Criação de valor na construção civil: teoria e prática”. Diversas abordagens estiveram presentes no evento tendo como elementos comuns a identificação, criação, preservação e melhoria do valor entregue aos clientes na forma de produtos e serviços.

A programação do evento contou conferencistas estrangeiros e representantes do setor para o desenvolvimento científico e econômico da indústria, além das sessões técnicas, objetivando discutir as principais tendências e estratégias do setor.

 

Comissão organização do evento:

  • Prof. Ariovaldo Denis Granja (UNICAMP) (coordenador geral)

 

Comissão científica:

  • Prof. José de Paula Barros Neto (UFC) (coordenador geral)

 

 

 

 

IV SIBRAGEC e I ELAGEC – Porto Alegre/RS 2005

 

Na sua quarta edição, o SIBRAGEC foi realizado em conjunto com o I Encuentro LatinoAmericano de Gestion y Economia de la Construción (ELAGEC), na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, no período de 24 a 26 de outubro de 2005. O evento foi organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e pelo NORIE da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O tema central dos eventos foi “Construção na América Latina: Inclusão e Modernização, define o principal foco de discussões para o evento”. Através desta iniciativa de combinar os eventos, o objetivo foi integrar a este evento acadêmicos e profissionais de outros países da América Latina, que enfrentam problemas e desafios semelhantes àqueles existentes na realidade brasileira.

No evento foram relatados e debatidos o papel da Gestão e Economia da Construção na modernização do setor da construção civil em países da América Latina, enfatizando questões de inclusão social e econômica, tais como a geração de emprego e renda, a habitação de interesse social, o incentivo a empresas de pequeno porte e o impacto da globalização no setor.

A programação do evento contou conferencistas estrangeiros, pesquisadores, professores e alunos de graduação e pós-graduação, bem como de representantes do setor para o desenvolvimento científico e econômico da indústria. Fizeram parte do evento, além das sessões técnicas, minicursos, objetivando discutir as principais tendências e estratégias do setor. No evento, iniciou-se a premiação dos melhores trabalhos, por temas.

 

Comissão organização do evento:

  • Prof. Carlos Torres Formoso (UFRGS) (coordenador geral)

 

Comissão científica:

  • Prof. Sílvio Burrattino Melhado (USP) (coordenador geral)

 

 

 III SIBRAGEC – São Carlos/SP 2003

 

A partir dessa edição o evento passa a chamar-se SIBRAGEC. Com isso, o III SIBRAGEC ocorreu na cidade de São Carlos, sendo organizado conjuntamente pelos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Civil de algumas instituições (UFSCar, EESC-USP, PCC-USP e Unicamp), cabendo a organização geral à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no período de 16 a 19 de setembro de 2003. A temática do III SIBRAGEC foi “Gestão e Integração de Micro e Pequenas Empresas”. Este encontro caracterizou-se como um importante fórum de discussão de questões pertinentes à gestão da qualidade na construção civil no país e de integração e intercâmbio do conhecimento acadêmico com o setor produtivo. Assim, o SIBRAGEC constitui-se em uma oportunidade ímpar para a aglutinação dos esforços de todos que atuam nesta área vital para o desenvolvimento do país.

O objetivo do evento foi promover a economia na construção civil brasileira, ampliando o intercâmbio de informações e ideias entre estudantes, docentes, pesquisadores e empresas. A ideia foi divulgar a produção técnico-científica da área, abordando aspectos referentes a ensino, pesquisa, extensão, exercício profissional e questões institucionais.

A programação do evento contou conferencistas estrangeiros, pesquisadores, professores e alunos de graduação e pós-graduação, bem como de representantes do setor para o desenvolvimento científico e econômico da indústria e o evento ocorreu com sessões técnicas múltiplas e palestras, objetivando discutir as principais tendências e estratégias do setor.

 

Comissão organização do evento:

  • Prof. Celso Carlos Novaes (UFSCar)

  • Prof. José Carlos Paliari (UFSCar)

  • Profa. Sheyla Mara Baptista Serra (UFSCar) (coordenadora geral)

  • Prof. Simar Vieira de Amorim (UFSCar)

  • Márcio Minto Fabrício (EESC/USP)

  • Luis Otávio Cocito Araújo (USP)

  • Marina Sangoi de O. Ilha (UNICAMP)

  • Guilherme Aris Parsekian (UFSCar)

 

Comissão científica:

  • Prof. Aguinaldo dos Santos (UFPR) (coordenador geral)

  • Prof. Emerson de Andrade Marques Ferreira (UFBA)

  • Prof. Ubiraci Espinelli Lemos de Souza (USP)

 

 

II SIBRAGEQ – Fortaleza/CE 2001

 

O II SIBRAGEQ foi organizado pelas instituições Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e Universidade Federal do Ceará (UFC) em 2001. Mudanças estruturais vêm ocorrendo com muita rapidez no mundo atual, provocando transformações em todos os aspectos, especialmente nas relações trabalhistas e comerciais. A indústria da construção civil também sofre os efeitos destas mudanças. Em virtude disso, novas formas de emprego e tipos de organizações estão surgindo, proporcionando tanto ameaças quanto oportunidades para as pessoas e empresas ligadas ao ambiente construído.

O objetivo do evento foi então contribuir com essas mudanças, ao tornar premente o desenvolvimento do espírito empreendedor das pessoas para que, através da criatividade, da ética, da perseverança e da consciência social possam surgir ideias inovadoras para a construção civil no país, com reflexo direto na melhoria das condições de trabalho, no estreitamento das relações entre comunidade científica e sociedade e no aumento da competitividade das empresas, buscando um crescimento justo e sustentável para o Brasil.

A programação do evento contou pesquisadores, professores e alunos de graduação e pós-graduação e o evento ocorreu com sessões técnicas múltiplas e palestras, objetivando discutir as principais tendências e estratégias do setor.

 

Comissão organização do evento:

  • Prof. José de Paula Barros Neto (UFC) (coordenador geral)

  • Profa. Maria Aridenise M. Fontenelle (UNIFOR)

 

Comissão científica:

  • Prof. Carlos Torres Formoso (UFRGS) (coordenador geral)

  • Prof. Emerson de Andrade Marques Ferreira (UFBA)

  • Prof. Ubiraci Espinelli Lemos Souza (USP)

 

 

I SIBRAGEQ – Recife/PE 1999

O I Simpósio Brasileiro de Gestão da Qualidade e Organização do Trabalho na Construção Civil (SIBRAGEQ) teve como tema “A competitividade da construção civil no novo milênio”. O evento ocorreu em Recife, Pernambuco, em 1999. Foi organizado pela Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (UPE).

A programação do evento contou conferencistas estrangeiros, pesquisadores, professores e alunos de graduação e pós-graduação, bem como de representantes do setor para o desenvolvimento científico e econômico da indústria e o evento ocorreu com sessões técnicas múltiplas e palestras, objetivando discutir as principais tendências e estratégias do setor.

 

Comissão científica:

  • Prof. Carlos Torres Formoso (UFRGS)

  • Prof. Emerson de Andrade Marques Ferreira (UFBA)

  • Prof. Ubiraci Espinelli Lemos Souza (USP)

 

 

 

bottom of page