DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Bienal de Sustentabilidade José Lutzenberger
A Bienal, que representa um reconhecimento à significativa contribuição ao desenvolvimento de pesquisas e ensino sobre sustentabilidade do ecologista e engenheiro agrônomo brasileiro José Lutzenberger (1926-2002), tem como objetivo promover e incentivar a incorporação de produtos, processos e técnicas sustentáveis na produção do Ambiente Construído. Busca-se, assim, reverter os impactos degenerativos ora ocorrentes, de forma a qualificar continuamente o ambiente construído, em particular, e o meio ambiente, em sua totalidade.
A proposta para esta série de Bienais ocorreu durante o III Encontro Nacional sobre Edificações e Comunidades Sustentáveis, realizado entre 21 e 24 de setembro de 2003, na cidade de São Carlos/SP, e foi aprovada em reunião do GT em Desenvolvimento Sustentável, realizada durante o 10° ENTAC, em São Paulo (julho de 2004).
O público-alvo da Bienal são estudantes e profissionais, de qualquer formação, que possam contribuir para o alcance do objetivo acima estabelecido.
V Bienal
Na V Bienal, realizada durante o Euro-ELECS 2015, foram recebidos 36 projetos, sendo 28 na categoria estudantil e 8 na categoria profissional. No dia 21 de julho de 2015, foram selecionados os seguintes projetos.
Categoria Estudantil
1º lugar
Instituição: Universidade de Brasília
Orientador: Liza Maria Souza de Andrade
Autores: Julia Regina Braga Pereira Luna
2º lugar
Instituição: Centro de Ensino Superior do Amapá
Orientador: Adailson Oliveira Bartolomeu
Autores: José Valério Almeida Tavares Jr
Menção honrosa
Instituição: Universidade Federal de Juiz de Fora
Orientador: Klaus Chaves Alberto
Autores: Quésia de Souza Ker Felício
Categoria Profissional
1º lugar
Autores: Armando Candeira Costa Filho, Alexandre Gomes de Oliveira, Lucas Forte Bezerra.
Menção honrosa
Taísa Festugato, Giovanna Santini, Leonardo Giovenardi, Greice V. Portal Salvati