CONFORTO AMBIENTAL E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Please reload

Bienal José Miguel Aroztegui

 

A Bienal José Miguél Aroztegui é um Concurso Estudantil Íbero-Americano de Arquitetura Bioclimática promovido pelo Grupo de Conforto e Eficiência Energética da ANTAC. O objetivo da Bienal é promover e incentivar a incorporação das técnicas bioclimáticas na construção do habitat humano, visando otimizar sua qualidade ambiental e sua eficiência energética por meio do uso privilegiado de recursos naturais renováveis.

 

O público-alvo da Bienal são estudantes de qualquer curso de graduação relacionado ao ambiente construído e oferecido por alguma instituição íbero-americana de ensino superior.

 

Arquitetura Bioclimática é aquela em que a qualidade ambiental e a eficiência energética são obtidas por meio do aproveitamento racional dos recursos da natureza, de modo a contribuir com o equilíbrio do ecossistema no qual está inserida. Suas principais características são:

 

a) Adequação do espaço construído ao meio climático e às necessidades humanas.
b) Racionalização do consumo de energia.
c) Conforto ambiental proporcionado pelo uso otimizado de recursos renováveis.

 

Os temas tem sido indicados através de uma enquete motivada na Lista de Professores de Conforto Ambiental. No momento, a escolha do tema para a IX Bienal está em processo de votação com data limite para o encerramento o dia 21/11. Os temas empregados nas bienais anteriores são listados abaixo:

 

I Bienal – 1999 – Habitação de Interesse Social
II Bienal – 2001 – Arquitetura Bioclimática Escolar
III Bienal – 2003 – Centro de Comércio e Serviços
IV Bienal – 2005 – Edifício Bioclimático para Hospedagem
V Bienal – 2007 – Habitação Multifamiliar Bioclimática
VI Bienal – 2009 – Centro Cultural
VII Bienal – 2011 – Habitação Multifamiliar
VIII Bienal – 2013 – Biblioteca
IX Bienal – 2015 – Abrigos de Emergência

X Bienal – 2017 – Edifícios verticais de uso misto

 

Maiores informações sobre os resultados das bienais anteriores, acesso aos projetos vencedores e informações sobre a próxima bienal, acesse

 

http://www.bienalaroztegui.arq.ufsc.br/